Inverno: Rodrigo Cintra dá dicas para secar os fios

Você acorda cedo, seja para trabalhar fora de casa, em casa, assistir aulas e já sente aquele bad hair day chegando. Tem dias em que é possível investir em penteados, como coque ou rabo de cavalo, até mesmo naquele truque básico do xampu a seco. Mas não adianta, você vai precisar lavar os cabelos em dias frios. "O xampu a seco só é recomendado em casos pontuais e não deve ser usado por mais do que dois dias seguidos, visando proteger a integridade dos fios", comenta o cabeleireiro Rodrigo Cintra, coapresentador do programa Esquadrão da Moda (SBT/Discovery H&H) e idealizador do The Art Salon.

Lavagem Correta
Importante e vai ajudar muito na hora da secagem, evitando que os fios fiquem pesados e oleosos. Por isso, é importante ter shampoo e condicionador específicos para o seu tipo de fio. E, na hora do shampoo, fazer movimentos circulares com as pontas dos dedos no couro cabeludo para remover resíduo de gel, pomada, spray, xampu a seco e qualquer outra coisa que você tenha passado para garantir aquele look incrível.

Evite Banho Quente
"Acredite, eu sei que é difícil, mas dou uma dica para minhas clientes: primeiro tome banho e só depois lave o cabelo em uma água mais morninha. É que a água quente contribui para o ressecamento, desbota a cor, aumenta o frizz e pode estimular a oleosidade", explica Cintra.

Toalha Felpuda
Nada de sair com o cabelo pingando e se jogar no secador. Precisa tirar a umidade para evitar que os fios recebam esse calor sem necessidade, queime e resseque. É que quando molhados, os fios ficam com as escamas abertas e as altas temperaturas podem queimar essa estrutura interna, danificando-os. Por isso, invista em uma tolha felpuda, envolva as mechas, e use movimentos delicados para que ela absorva a água. Não esfregue e nem torça o cabelo. "Quem tem cabelo afro ou muito enrolado/frisado pode usar toalha com tecido de algodão ou ainda o papel toalha, isso ajuda a manter a forma do fio", garante o especialista.

Jamais dispense a proteção térmica
Aplique um leave in ou CC Cream - que também tem a função de ativar os cachos - e assim proteger os fios do calor do secador. O produto ajuda a facilitar a secagem e ainda garante brilho. Aplique dois dedos abaixo da raiz até as pontas, sempre em pequenas quantidades.


Invista em bons gadgets
O secador potente (2200 wats) com opções de jato de ar frio ou escova secadora (que solta jato de vento quente ou esquenta) com certeza vão agilizar o processo de secagem. "Para os cabelos afros e ondulados, o melhor é investir em um bom difusor e secar os fios sempre amassando, de baixo para cima, para que os cachos ganhem movimento. Quem prefere os cabelos lisos, precisa ter um bico reto para direcionar o jato. Nesse caso, é preciso deixar uma distância de 10 cm do secador para não queimar as madeixas", ensina Rodrigo Cintra. Agora, quem deseja apenas retirar a umidade sem agredir a fibra capilar, pode usar um jato morno. Finalize com ar frio, se for possível, para garantir brilho e movimento, e aplique óleo reparador nas pontas, para deixá-las com um ar mais saudável.    



Instagram: @bella_comunica



Rodrigo Cintra, cabeleireiro











Siga @MarcosGomesBr e fale comigo !