Desintoxicação capilar, como fazer?



---------- Forwarded message ---------Diante de tantos produtos que prometem efeitos milagrosos nos fios, é normal surgirem dúvidas sobre qual escolher. Porém, para fazer a escolha certa, é importante entender a estrutura do cabelo. A dermatologista especialista em couro cabeludo e parceira Souvie, Andrea Frange, fala sobre o tema e revela porque é fundamental se atentar ao uso contínuo de produtos com substâncias químicas nos cabelos.

 

A estrutura do fio

O fio é formado, basicamente, por três camadas: cutícula, córtex e medula. Cada uma tem uma função de proteção dos fios de dentro para fora. Entenda melhor.

 

·         Cutícula - "A cutícula possui até 8 camadas que servem para proteger a estrutura do fio e garantir a oleosidade natural do cabelo. Em resumo, a beleza do cabelo vai depender muito da saudabilidade da cutícula", explica a parceira Souvie.

 

·         Córtex é responsável por produzir e preservar as proteínas naturais do fio. "Essa camada irá determinar a resistência, elasticidade e cor dos fios. Quanto mais proteínas no córtex, mais resistência terá o fio".

 

·         Medula pode ser a responsável pelo crescimento do fio. "Pesquisadores ainda tentam comprovar a real função da medula, mas entende-se que ela funciona como o DNA do fio".   

 

Os efeitos das substâncias químicas

Uso excessivo de secadores, pranchas, modeladores e tratamentos químicos, como tinturas e progressivas, comprometem bastante a saúde dos fios a longo prazo, tornando-os mais quebradiços e opacos. Porém, esses problemas se agravam com o uso contínuo de produtos capilares que contenham substâncias químicas. "É normal as pessoas recorrerem a produtos que prometem resultados milagrosos, mas quanto mais química, pior será o efeito no fio a longo prazo. Sulfatos, parabenos, fragrâncias sintéticas e outros componentes, como o triclosan, são muito comuns em produtos capilares e eles resultam em sobrecarga para os fios, impedindo que as camadas naturais atuem da maneira correta", explica a parceira Souvie.

 

Alternativa para obter cabelos mais saudáveis

Duas técnicas que caíram no gosto dos consumidores foram: no poo e low poo. Basicamente, elas consistem em produtos capilares sem derivados de petróleo, como petrolatos, óleo mineral, vaselina, perafina líquida, entre outros. No entanto, esses tipos de produtos podem ter outras substâncias, como silicones e fragrâncias sintéticas. Por isso, produtos orgânicos estão ganhando cada vez mais espaço no mercado de beleza.

 

O cosmético, para ser orgânico, precisa seguir algumas especificações do cosmético natural. De acordo com o Instituo Biodinâmico (IBD) e Ecocert, cosméticos naturais devem ter, no mínimo, 95% de seu conteúdo total composto de matérias-primas naturais, como manteigas e óleos vegetais, lanolina, corantes e pigmentos naturais, óleos essenciais, extratos vegetais, minerais e polímeros naturais. E não devem conter vários outros componentes, como derivados de petróleo, corantes e fragrâncias sintéticas, silicones, além de não poderem ser testados em animais.

 

A partir disso, o produto pode ser orgânico se, no mínimo, 20% das matérias-primas forem provenientes da agricultura orgânica, ou seja, sem resquícios de pesticidas ou agrotóxicos. E o consumidor recebe a garantia de que aquele produto é realmente orgânico após passar por todas as regulamentações da Ecocert, instituição que audita cosméticos orgânicos no mundo, e ganhar o selo de produto orgânico.

 

Onde encontrar?

A marca de cosméticos orgânicos certificados, Souvie, possui uma linha específica para cuidados dos fios.

 

O Shampoo Organic-Poo 25/45 ajuda a controlar a oleosidade e limpa os fios de fatores externos de forma responsável, sem agredir a estrutura dos fios. Por isso, ele possui uma textura suave e uma fragrância proveniente do óleo essencial de Capim-Limão e de um blend de óleos e extratos vegetais de cheiro adocicado. Por ser poo, o produto faz pouca espuma e ele foi desenvolvido para que a proteína dos fios seja preservada, evitando o ressecamento.

 

Para uma limpeza eficiente completa, o Condicionador Organic-Poo 25/45 compõe a dupla perfeita para uma lavagem saudável e eficiente. Por ser de ingredientes naturais, o produto forma um filme em volta do cabelo que reduz o frizz e a estática, repondo os nutrientes e hidratação dos fios, tornando-os mais fortes. Ele também é um cosmético vegano.

 

O Óleo para Cabelos 25/45 é para hidratar e dar brilho aos fios, além de ajudar a diminuir os frizz. Ele tem um efeito instantâneo nos fios devido os óleos essenciais, como o de Pracaxi, Girassol e Açaí, responsáveis também pela nutrição dos fios. O produto vai em uma embalagem conta-gotas para controle da quantidade a ser passada nos cabelos.