Expert fala sobre os estágios da pele


Em cada fase da vida, a pele passa por transformações que exigem cuidados diferenciados. A dermatologista especialista em cosmiatria e parceira Souvie, Luciana Garbelini, explica que a partir dos 20 até os 60 anos, a pele passa por estágios que exigem cuidados específicos para evitar o envelhecimento precoce.


Como acontecem as metamorfoses da pele

Entre os elementos que formam o órgão da pele estão o colágeno e a elastina. "Em cada fase da vida, o colágeno e elastina respondem de uma maneira. Na infância, eles estão em fase precoce e em desenvolvimento, por isso a pele é bem sensível. Já na adolescência, com as alterações hormonais, a pele passa a produzir mais oleosidade por estímulo às glândulas sebáceas e, consequentemente, surgem as acnes e os cravos. A partir dos 20 anos, inicia-se a fase de maturação, ou seja, o colágeno e a elastina estão na melhor fase, a pele está trabalhando à todo vapor", explica a expert.

É a partir dos 20 anos que os cuidados precisam ser redobrados. "A pele não é diferente dos demais órgãos. Todos os cuidados ou a falta deles serão cobrados com os anos. E o processo de memorização da pele inicia-se aos 20", esclarece Garbelini. Entre 30 e 40 anos, começam a surgir os sinais de envelhecimento, como rugas e linhas de expressão. "Isso acontece porque a pele está mais aberta a penetração dos radicais livres".  

A partir dos 40, a expert indica a reposição de colágeno e elastina, que costumam se perder ao longo dos anos. E, aos 50, além dos sinais de envelhecimento se tornarem bem visíveis, a pele começa a perder grande parte da sua elasticidade, se tornando mais flácida. 


Cuidados para cada estágio


20 anos
"Inicie uma boa rotina de cuidados com a pele: limpeza, hidratação, esfoliação e proteção. Por mais corrida que a vida esteja, vale a pena tal atenção, principalmente nessa fase de memorização, para evitar o envelhecimento precoce", explica a parceira Souvie.

30 anos
"Aqui, surgem os primeiros sinais de cansaço do colágeno e da elasticidade. Então, redobre o uso de cosméticos com vitamina C e outros bioativos que revitalizam, hidratam e que tenham efeito antioxidante e anti-inflamatório".

40 anos
"Comece a investir em produtos com ação rejuvenescedora, que melhoram a firmeza da pele e atenuam as rugas e marcas de expressão".

50+
"Os cuidados são os mesmos de quando se tem 40, mas os cosméticos precisam ter mais potência e hidratação. Considerando que estes estágios existe a questão da flacidez, os resultados são potencializados por intervenção de procedimentos estéticos", finaliza a expert.















Siga @MarcosGomesBr e fale comigo !