Guia completo de como criar o contorno facial perfeito

O contorno facial consiste em alternar entre tons claros e escuros para criar um efeito de luz e sombra, dessa forma, partes específicas do rosto irão se destacar e outras ficarão em segundo plano. De acordo com o profissional do Instituto Embelleze, maior rede de ensino de beleza do país, a técnica se popularizou por oferecer à mulher a chance de afinar o rosto e valorizar os traços que mais agradam, mas é essencial que cada um conheça o seu próprio rosto antes de criá-la. Veja abaixo o passo a passo de um contorno perfeito que deixará qualquer maquiagem mais poderosa!

:: DIFERENTES TIPOS DE ROSTO, DIFERENTES CONTORNOS!

Segundo Diogo, a essência da técnica é uma só, mas existem algumas variações dependendo do formato do rosto. Os rostos mais finos, como os ovais, precisam de menos contorno escuro, já que não é preciso afinar. Já os redondos ou quadrados, podem investir mais no contorno na região da testa ou nas têmporas, para suavizar os traços.

"Seja oval, redondo, quadrado ou retangular, é fundamental considerar o formato do seu rosto para arrasar no contorno. Assim, você vai conseguir melhores resultados e valorizar os traços mais bonitos", comenta.

:: PASSO A PASSO SIMPLES E EFICAZ!

• Antes de tudo, deixe a pele preparada com a base e pegue o pó ou corretivo um tom abaixo da cor da pele e outro pó ou corretivo pelo menos dois tons mais escuros (o corretivo pode ser líquido ou cremoso). "Para quem está iniciando, criar a técnica com o pó pode ser mais certeiro, visto que o corretivo marca mais facilmente", indica o instrutor do Instituto Embelleze .

• Na sequência, aplique o corretivo mais claro nos locais que você quer destacar. O ponto coringa, independente do formato do rosto, é a zona T, que inclui o queixo, nariz e parte inferior da testa. Utilize um pincel língua de gato para corretivo. "É importante não esquecer de utilizar a maquiagem mais clara abaixo dos olhos, pois é uma região que também necessita de realce e iluminação", comenta Diogo Rogério. Uma outra dica interessante do instrutor é trazer a técnica também para o colo. "Dependendo da roupa, aplicar o contorno no pescoço, ombros e clavícula, também traz um super destaque para essa região".



• Agora é o momento de criar o contorno. Com o corretivo no mínimo dois tons mais escuros do que o tom de pele e o mesmo pincel, mapeie os pontos que deseja o efeito de profundidade. "Assim como nas regiões em que foram aplicadas o pó claro, nesse caso também existem as regiões certeiras. Aplique abaixo dos ossos zigomáticos (aqueles das maçãs do rosto), nas laterais e pontinha do nariz, nas laterais da testa, bem rente aonde nascem os fios de cabelo, e nas laterais da mandíbula", ressalta o profissional.



• Para finalizar a técnica, capriche no esfumado até que as linhas demarcadas deem lugar a um sombreado natural. Mas o instrutor chama a atenção para o uso do pincel na hora de esfumar! "Dê preferência para o uso da esponjinha Beauty Blender, levemente umedecida, dando batidinhas nos traços do contorno. Para quem optar por usar pincel, é necessário ter um tipo bem específico para alcançar o resultado esperado, como um Duofiber, e bastante leveza nas mãos. Por isso, para quem é iniciante, o uso da esponja facilitará a fusão das tonalidades de forma mais limpa e delicada, sem o risco de deixar o produto marcado".



• Para deixar a pele perfeita, é preciso selar esses contornos com pó translucido e pó compacto. "Neste caso utilizamos o pó mais claro nas regiões onde foi aplicado o corretivo mais claro e com o pó de até duas tonalidades acima da cor da pele, ressaltamos o contorno feito com o corretivo mais escuro. No fim deste processo, uma dica de ouro é aplicar uma Bruma Hidratante para tirar o aspecto de pó da pele, além de trazer frescor e maior fixação da maquiagem." Comenta o profissional.



• Agora é só terminar a make da forma que está acostumada e claro, não esquecer dos toques finais que fazem toda a diferença. "Para garantir uma maquiagem ainda mais completa, aplique um blush mais rosado nas maçãs do rosto e dê uma pincelada leve no nariz. E o iluminador? Não dá para ficar sem esse produto que oferece um up ao visual, portanto, ele pode ser aplicado nas têmporas, no 'V' do lábio, no arco das sobrancelhas e bem no topo do nariz, de forma sutil", finaliza Diogo Rogério.

:: QUAL O PINCEL IDEAL?

Como o instrutor do Instituto Embelleze já mencionou, a esponjinha é o material ideal para o processo de esfumação do contorno com corretivo, mas quando se trata do contorno com pó, os pincéis são mais indicados. Existem inúmeras opções de pincel e isso pode gerar dúvida, mas o profissional esclarece!

"Como o indicado para iniciantes é criar a técnica com o uso de pós, o pincel conhecido como 'Kabuki suave', que possui o formato parecido com o rabo de coelho (ponta levemente arredondada) é o mais apropriado para aplicar produtos com textura em pó, deixando a aplicação mais natural e suave. Já o pincel angular, com o topo das cerdas um pouco inclinado na diagonal com um formato mais arredondado, também é capaz de criar um contorno leve e esfumado. O chanfrado, diferentemente do angular e do kabuki suave, possui a inclinação mais reta, mas também consegue oferecer um aspecto natural. O importante é ir aplicando o pó aos poucos e ter leveza nas mãos".








Siga @MarcosGomesBr e fale comigo !