Hairstylists Rodrigo Cintra (Esquadrão da Moda SBT/Discovery H&H) e Dougllas Dias inauguram o The Art Salon

Rodrigo Cintra e Dougllas Dias inauguram o The Art Salon, primeiro salão de beleza da dupla em São Paulo
Projeto arquitetônico é inspirado em galerias de artes mundialmente conhecidas e icônicas flagships

O ano é 2020. Mas quem entra pela primeira vez no The Art Salon, pode muito bem achar que está em um cenário futurista, daqueles repletos de detalhes, como nas obras cinematográficas. A minuciosidade em cada acabamento não se perde na grandiosidade do casarão com quase 800 metros quadrados, localizado no Jardim Paulista, um dos bairros mais sofisticados de São Paulo.

Esqueça toda a sua referência sobre salões de beleza. O espaço dos hairstylists Rodrigo Cintra e Dougllas Dias traz um novo conceito de arquitetura, focando no que há de mais moderno e elegante, sem abrir mão do conforto e bem-estar. 
Coincidência ou obra do destino, o lugar abrigava uma galeria de arte no passado, o que tem tudo a ver com o nome eleito pela dupla para batizar essa nova empreitada. "Quando a corretora me mostrou a casa, não gostei da fachada e muito menos de saber que tinha um salão ao lado. Então, ela sugeriu que eu entrasse. Me arrepiei ao ver o potencial daquele lugar e em descobrir que ali era uma galeria de arte. Percebi na hora que tínhamos encontrado o lugar perfeito para começar essa jornada", conta Cintra. 

O espaço é um convite para viajar ao redor do mundo. O projeto arquitetônico, inspirado nas mais icônicas galerias de arte do planeta, respeitou a estrutura original do lugar, que remete a um imóvel modernista em forma de cubo branco com características singulares. O The Art Salon desperta a memória afetiva de quem conhece e adora a atmosfera das artes. 
As mais importantes flagships stores do mercado de luxo, como Prada, Gucci, Hermès, Louis Vuitton, Apple e inúmeras outras no radar entre Paris, Londres, Nova York, Milão e Tóquio, também serviram de inspiração para dar origem ao The Art Salon. 

Impossível não se encantar com a beleza exorbitante da escada escultural helicoidal, que apresenta a mesma sinuosidade dos degraus do MO Modern Art Museum, grande marco cultural da Lituânia, na cidade de Vilnius. No The Art Salon, o charme da arquitetura ganhou mais notoriedade com revestimento de madeira clean, como o carvalho europeu em contraste com pintura em tons preto e branco, além de balizadores intercalados nos degraus. Resultado: delicadeza e iluminação pontual. 

A exuberância não para por aí. É só olhar para cima e ser recebido pela iluminação natural, que atravessa a claraboia em forma de pirâmide, feita em vidro. A escultura arquitetônica merece a lembrança da emblemática construção do Louvre, em Paris, na França. Contemplar o céu a qualquer hora do dia se transformou em poesia pura! 

O bom gosto e o refinamento também estão presentes nos 35 ambientes, divididos em dois pavimentos com um pé direito de nove metros de altura. No térreo estão: a recepção, uma área de espera para até 11 pessoas, central de atendimento para reservas feitas pelo telefone, 11 lavatórios, 6 bancadas e 17 cadeiras, colorbar, banheiro feminino e PCD unissex, 2 trocadores e uma plataforma elevatória para clientes com mobilidade reduzida. Ainda no primeiro andar, a área externa do bistrô divide o espaço com uma cascata suspensa composta por plantas naturais escolhidas a dedo para o projeto de paisagismo criado por Catê Poli. 

Já o mezanino abriga 10 lavatórios, 6 bancadas e 23 cadeiras, uma sala de maquiagem frontal, duas salas de maquiagem privativas numa espécie de aquário de vidro, banheiro feminino e PCD unissex, colorbar, salas de estética (depilação, podologia, unhas de gel, micropigmentação, alongamento capilar), sala para procedimentos químicos com vista para um lindo jardim e um espaço exclusivo para noivas. 

Tudo devidamente planejado para oferecer excelentes acomodações aos clientes e uma base excepcional de trabalho para o time de profissionais da casa. 

Estilo Contemporâneo Brutalista 

O décor tem a harmonia perfeita das cores preto, branco, cinza. O dourado vem para arrematar a produção com discrição e elegância. Os móveis também merecem destaque. Com design exclusivo e personalizado, o arquiteto orquestrou bravamente as linhas retas representando o masculino, com as curvas, que simbolizam o universo feminino, enquanto as bancadas ganharam a companhia de espelhos em forma de arco e luminárias redondas para proporcionar o melhor enquadramento. 

Um dos pontos altos é o contraste da textura de cimento queimado nas paredes, a iluminação em trilhos, vigas e sistema de ar condicionado aparentes com a leveza e atemporalidade dos móveis e revestimentos. Essas contraposições definem o estilo contemporâneo brutalista e combinam perfeitamente com os painéis metálicos Hunter Douglas e peças de mobiliário assinadas pelo designer brasileiro Gustavo Bittencourt. 

Outro grande sucesso está na aposta dos painéis de madeira com portas camufladas e luminosos de telas tensionadas. 

O salão com ares de galeria também surpreende na sua atuação. A beleza não ficará apenas nos looks e makes. O espaço vai promover a cultura, programando um rodízio de artistas, que vão ter a oportunidade de expor seu trabalho. E se algum cliente se interessar, pode comprar e levar a sua obra-prima para casa. 

"A nossa ideia é transformar o salão na extensão da nossa própria casa, oferecendo um lugar de acolhimento, leveza e descontração, reverenciando todos os clientes como nossas verdadeiras obras de arte, já que sem eles, não poderíamos realizar esse nosso grande sonho", completa Cintra. 

Colaboradores: Leila Ferreira, da Mouve Arquitetura, Tech Stands Construtora. 
Parceiros: Harumi Hoem Soluções, Parket Pisos e Revestimentos, Lumitenzi Telas Tensionadas, Marmoflix, Siterc Soluções Corporativas, Van De Velde Móveis e Agora Elevadores. 


www.rodrigocintra.com
Facebook: http://www.facebook.com/cintra.rodrigo
Twitter: http://twitter.com/rodrigocintra_
Instagram: @rodrigocintra



Rodrigo Cintra e Dougllas Dias no The Art Salon
The Art Salon fica localizado no Jardim Paulista, em São Paulo
A arquitetura do salão é inspirada em museus e icônicas flagships
A escada helicoidal faz parte da época em que o salão de beleza era uma galeria de arte
A claraboia em formato de pirâmide lembra a pirâmide do Louvre






Siga @MarcosGomesBr e fale comigo !